Médico adverte sobre dores

Dor nas costas atinge mais de 600 milhões no mundo; confira dicas de prevenção e tratamento

A dor lombar é uma das queixas médicas mais comuns, afetando grande parte da população. Segundo um estudo recente publicado na revista The Lancet Rheumatology, mais de 600 milhões de pessoas enfrentaram dores nas costas em 2020, com a estimativa de que esse número ultrapasse 800 milhões em 30 anos. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, este problema atinge ou vai atingir 80% da população no mundo. O médico especialista em dor, Dr. Marco Nihi, explica sobre as possíveis causas, diagnóstico, tratamento, prevenção e novos avanços na compreensão dessa condição.

Causas comuns de dor nas costas e sinais de alerta

“A dor lombar afeta até 65% das pessoas anualmente e 84% ao longo da vida e pode ser desencadeada por diversas causas” explica Nihi. Ele ainda destaca que lesões musculares, hérnias de disco, degeneração do disco intervertebral e condições médicas como fibromialgia podem contribuir para o desconforto. O médico ressalta que sinais de alerta, como febre, perda de peso não intencional e dor persistente, exigem atenção médica imediata.

“É crucial estar atento aos sinais que indicam possíveis problemas mais graves, como febre ou histórico familiar de câncer, e procurar assistência médica quando necessário, “afirma.

Tratamento

O diagnóstico adequado da dor nas costas envolve uma abordagem completa, incluindo anamnese, exame físico e, se necessário, exames de imagem. O tratamento pode envolver fisioterapia, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de opções mais invasivas, como intervenções e cirurgias, para casos refratários.

“Cada paciente é único, e o tratamento deve ser personalizado com base na causa específica da dor”, cita Nihi.

Como evitar as dores?

A prevenção desempenha um papel crucial na gestão da dor nas costas. Nihi aconselha práticas saudáveis, cuidados com a postura, exercícios regulares e controle de peso como medidas preventivas essenciais. “Adotar um estilo de vida saudável, cuidar da postura e praticar exercícios específicos são medidas fundamentais para reduzir o risco de problemas na coluna”, menciona.

Certos sintomas indicam a necessidade de avaliação médica imediata, como dor persistente, intensa, ou que irradia para as pernas. Traumas recentes, perda de controle da bexiga e do intestino também são sinais de alerta.

Nihi destaca que estudos recentes desmistificam a ideia de que a atividade física pode piorar a dor lombar e ressalta a importância da avaliação médica individualizada para orientar o tratamento.

Exercícios Recomendados

Nihi compartilha alguns exercícios para aliviar a dor nas costas, incluindo alongamentos de gato-vaca (movimento de arquear e flexionar a coluna), flexão do quadril em decúbito dorsal  (levantamento dos quadris em posição deitada de costas), torção sentada (rotação do tronco enquanto está sentado), prancha frontal (posição de prancha com suporte nos antebraços), alongamento do músculo psoas (inclinação do tronco para frente em posição de joelhos), elevação de pernas deitado de costas, rotação de pernas deitado de lado (rotação da parte superior do corpo em posição deitada de lado) e exercício de ponte (elevação dos quadris enquanto está deitado de costas).

“É fundamental que antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente para aqueles lidando com dor lombar crônica, é crucial consultar um profissional da saúde”, finaliza o especialista.


Sobre o Dr. Marco Nihi

Médico especializado  no alívio da dor e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Formado pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e Neurologista pelo Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e Pós-graduado em Dor pelo Hospital Albert Einstein. Atualmente, também é Coordenador da Residência Médica de Neurologia no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e Neurologista da Clínica CINDOR (Centro Interdisciplinar do Tratamento da Dor).

Compartilhe

Veja também

Leia os artigos mais recentes sobre cirurgia plástica e cuidados estéticos.

plugins premium WordPress